
Gatas!
Continuando o momento cultural do blog, essa semana eu e Dani fomos à palestra do filósofo Pierre Lévy, um dos maiores especialistas mundiais em cibercultura.
Continuando o momento cultural do blog, essa semana eu e Dani fomos à palestra do filósofo Pierre Lévy, um dos maiores especialistas mundiais em cibercultura.
Ele falou na palestra da sua teoria de que a humanidade tende cada vez mais a se organizar em padrões menos formais e hierárquicos e a valorizar mais o aprendizado cooperativo (como por exemplo, o nosso blog, onde por meio da internet compartilhamos conhecimento e a nossas experiências) e a inteligência coletiva (uma grande enciclopédia humana montada através do ciberespaço).
Para ele a internet é um instrumento de democratização do saber, através de sua diversidade e pluralismo, ainda é um meio de comunicação interativo onde podemos organizar os assuntos, opinar e classificar pelo nosso grau de interesse.
A Internet é então uma grande metrópole mundial, reunindo todas as outras, na qual o amplo acesso à informação resulta na democratização do saber e na conseqüente emancipação do ser humano.
Eu gosto muito das idéias dele porque eu concordo que hoje nós temos acesso à informação em tempo real com todo o mundo, podendo nos expandir em termos culturais em todos os âmbitos, como também trocar experiências e conhecimento através da internet. É inacreditável o salto de transformação que aconteceu nas nossas vidas depois que a internet entrou no nosso dia-a-dia (quem hoje consegue ficar um dia que seja sem ao menos checar os e-mails?) e ainda vamos nos desenvolver muito através dela.
"O saber é uma dimensão do ser."
Pierre Lévy
3 comentários:
Eu comento meus próprios posts...
hehehe
é isso mesmo, mai.
ó nós aqui trocando informações (conhecimentos, experiências, vivências, etc), assim como muitos outros blogs, sites, etc.
nossa! é uma cadeia de informações. você vai clicando e a cada link mais notícias, mais descobertas. é muita informação pra dar conta.
fora o google, o msn, o orkut, skipe... que nos dão o privilégio dos encontros, reencontros e proximidade com as nossas pessoas queridas que estão distante.
é um meio fantástico, mas cautela também no ambiente virtual nunca é demais.
Postar um comentário