quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Wanna Play Barbies?

Não é só a diva Madonna que está chegando à casa dos 50, Barbie também está chegando a meio século de vida. Tem um vídeo muito legal no site da boneca com a sua história aqui.

O melhor do vídeo da Barbie é o começo "A star is born!" o máximo da humildade...

Faz um tempo eu vi um documentário falando da história da Barbie discutindo os seus prós como sua modernidade e independência, pois ela tem carro, negócio e casa própria e um namorado, mas também os contras do seu corpo perfeito (peitos e cintura que poucas nascem e só pagando e “caindo na faca” pra ter igual) e a sua alienação (não sei se precisava de uma “Barbie discutindo Proust com as amigas” para provar que ela é culta...).

Mas essa história da Barbie me leva a questão que sempre aparece quando se está em um grupo de mulheres, ter um corpo perfeito trás felicidade? Uma amiga lipada e siliconada falou num papo sobre as resoluções de ano novo que ela não acredita mais em simpatia e sim em plástica. Mas será que é isso que precisamos pra sermos felizes?

Na revista TPM (muito bacana que trata de questões reais das mulheres e não é como a Nova que tem sempre uma reportagem “Como fazer tal coisa na cama para conquistar o seu homem”, eca!) tem uma entrevista da Débora Bloch em que ela toca num assunto muito importante “Hoje a mulher ideal tem que ser gata, inteligente, legal, profissional, boa mãe, falar coisas bacanas. Vejo muitas mulheres exaustas com essa auto-idealização”. E é isso mesmo, a mulher precisa ser perfeita e ainda ser paciente, compreensiva, conter seu humor quando está de TPM... ufa, não é fácil ser mulher nesse mundo!

Eu particularmente decidi para 2009 fazer mais exercícios, porque melhora a minha disposição durante o dia e sim para ter um corpo bacana e até olho um corpo esculpido na mesa de cirurgia e acho lindo, mas não tenho coragem de arriscar minha vida em nome da beleza. Tento me cuidar, cuidar da minha vida e ser feliz, enfim, a mulher melhor que posso ser nesse ano novo.


Dove Evolution

3 comentários:

Sály disse...

olha, eu nao sou dessas que se sacrificam para "parecerem" perfeitas, bonecas desenhadas.
sei que tem muito homem que não se liga nisso meeesmo. embora outros valorizem essa bobagem.
eu continuo acreditando na velha e boa atividade física.
como você mesma disse em outras palavras, além de dar ânimo para o dia-a-dia, ainda esculpe o nosso corpo.

p.s.: uma amiga nossa que mora em sidney leu nosso blog e tem uma opinião bem bacana a respeito desse assunto. tomara que ela "poste" aqui o comentário dela.

Unknown disse...

Adoro esse site, Marias da Bahia. Aliás, já que é pra opinar, eu tenho uma opinião a respeito do tema da boneca Barbie com seu corpo perfeito e o reflexo dessa imagem de perfeição em nós mulheres.
Particularmente eu não acho que cirurgia plástica em si pra esculturar o corpo feminino traz felicidade. O segredo da felicidade está na auto-estima!! Se a mulher está insatisfeita com o próprio corpo, se isto está afetando a auto-estima, então uma cirurgia pode até ajudar no processo. Mas acho delicada esta decisão porque existem outros meios de delinear o corpo que já sabemos, como exercícios físicos. Eles sim, são mais baratos, não oferecem risco à saúde (ao contrário, são ótimos para a pele, o coração e os músculos), liberam endorfina (o hormônio da sensação de prazer), ajuda a controlar a ansiedade, além de nos dar muita disposição para trabalhar, estudar enfim, enfrentar a batalha diária. Já uma lipo-aspiração, por exemplo, além de ser custosa, oferece risco de infecção hospitalar, risco de morte e a paciente vai ter que mudar de hábitos do mesmo jeito (fazer exercícios físicos e cuidar da alimentação). Conheço algumas mulheres que se submeteram à uma lipo anos atrás e jogaram dinheiro fora, pois engordaram de novo (não mudaram de atitude).
Então, antes de tomar uma decisão como esta, por que não parar antes e refletir sobre a fonte de tanta insatisfação, por que não verificar como anda a auto-estima, o amor próprio, que é a fonte do amor pela vida, pelas pessoas, pela profissão, pela família, pelo amado, enfim a fonte da felicidade???
Bjs

Geisa disse...

Concordo com vcs, as mulheres não precisam se sacrificar de tal maneira em virtude da beleza física, creio que o bem estar depende da vida que levamos no dia a dia, sabemos que ela é estressante mas precisamos encontrar o equilibrio sempre. Uma combinação de boa alimentação (sou 100% a favor de uma alimentação equilibrada, a final ela é responsável por 70% de uma vida saudável) complementada com atividade física favorece a fisiologia humana além de modelar nosso precioso corpinho, se nos cuidarmos desde já podemos diminuir e muito várias patologias, principalmente aquelas que acometem a nós mulheres, precisando menos ainda da maozinha humana nas tecnologias da estética.
Abraços a todas.